NOTÍCIAS

11/04/2017 - 17:04

Honda lança scooter SH 150i no Brasil

A Honda introduz no país novo modelo compacto urbano com freios ABS, chave tipo smart key e rodas aro 16

A fabricante japonesa Honda amplia sua linha de motocicletas compactas urbanas com o lançamento no Brasil do novo modelo SH 150i.

O scooter de 150cc tem rodas de 16 polegadasfarol e lanterna de LEDfreios ABStomada 12 Volts e Idling Stop – sistema que desliga automaticamente o motor em paradas mais longas, como nos semáforos, por exemplo. Outro diferencial do SH 150i é o sistema de chave smart key, que destrava o veículo e libera a partida, sem a necessidade de inserir a chave no contato.

Posicionado estrategicamente entre o PCX 150 e o SH 300, o novo SH 150 tem o objetivo de consolidar e ampliar o segmento de scooter que vende cerca de 40 mil unidades/ano. Em 2016, por exemplo, o campeão de vendas foi o PCX 150, com 22.539 unidades emplacadas. 

Mais potente que o PCX
O motor do SH 150i é o mesmo do PCX 150. O motor é monocilíndrico com 149,3 cm³, OHC (Over Head Camshaft) com duas válvulas, injeção eletrônica e arrefecimento líquido. Embora tenha a mesma arquitetura, o novo SH 150 tem uma central eletrônica diferente e oferece mais potência e torque. A potência máxima é de 14,7 cv a 7.750 rpm e o torque máximo de 1,40 kgfm a 6.250 rpm.

transmissão automática continuamente variável (CVT) oferece conforto e praticidade, já que não é preciso acionar a embreagem, muito menos engatar marchas. O consumo deve ser de mais de 30 km com um litro de gasolina. Com tanque de 7,5 litros, a autonomia pode superar os 200 quilômetros.

Freios ABS
As rodas grandes (aro 16) são calçadas com pneus sem câmara Pirelli Diablo Scooter, nas medidas 100/80-16(D) e 120/80-16 (T). Na dianteira, o SH 150i tem garfo telescópico tradicional com 100 mm de curso. Na traseira, duplo amortecedor com 95 mm de curso e cinco ajustes na pré-carga da mola. Os freios são a disco nas duas rodas com sistema ABS de dois canais de série.

Com proposta urbana, o SH 150 oferece um espaço reduzido sob o assento – praticamente o mesmo volume do SH 300i. Cabe apenas um capacete aberto ou uma bolsa pequena. Há ainda um gancho no escudo frontal para levar uma sacola apoiada na plataforma e um pequeno porta-objetos com tomada 12V. O bagageiro, que traz incorporadas as alças da garupa, já está preparado para suportar um baú – vendido separadamente.

Na prática
As rodas aro 16 polegadas fazem a diferença. Em função do perfil e altura do pneu, o conjunto absorve melhor as irregularidades do piso. Na hora de mudar de direção ele obedece com facilidade e oferece bom ângulo de inclinação.

Seu motor entrega força e potência de forma linear, conforme os giros vão crescendo. O torque é suficiente para saídas rápidas. Em uma pista plana e reta, o SH 150 atingiu 115 km/h de velocidade máxima. O consumo instantâneo do mostrador digital girava em torno de 30 Km/l.

Outro ponto positivo foi o sistema de freios que conta com o auxílio do ABS. Em testes de frenagem, acionando os dois manetes com vontade, em nenhum momento os pneus arrastaram no asfalto. Dava até para sentir o sistema em ação nos manetes.

Painel
O modelo conta com lanterna e farol de LED que, aliás, confere um ar bastante moderno ao novo scooter. Já o desenho do painel de instrumentos, embora completo com velocímetro, marcador de combustível e temperatura do líquido de arrefecimento, não oferece boa visualização, principalmente para identificar a velocidade. Por outro lado, a pequena tela de LCD na parte inferior traz diversas informações: hodômetro total, dois parciais, consumo instantâneo e consumo médio.

No SH 150, o piloto fica com o tronco ereto e pés bem posicionados na plataforma. Os comandos são fáceis de operar e o modelo oferece soluções inteligentes, como o porta-objetos atrás do escudo que conta com o carregador 12 Volts.

Cores e garantia
O novo SH 150i chega às concessionárias Honda em maio em três opções de cores: um chamativo azul claro perolizado; outro azul marinho perolizado; e um elegante prata fosco

FICHA TÉCNICA
Honda SH 150i
Motor: Um cilindro, 149,3 cm³, OHC, arrefecimento líquido
Diâmetro e curso: 57,3 X 57,9 mm
Taxa de compressão: 10,6 : 1
Potência: 14,7 cv a 7.750 rpm 
Torque: 1,40 kgf.m a 6.250 rpm 
Alimentação: Injeção eletrônica
Transmissão: CVT
Partida Elétrica
Quadro Monobloco Underbone
Suspensão dianteira Garfo telescópico com 100 mm de curso
Suspensão traseira Sistema bichoque com 95 mm de curso
Freio dianteiro Disco de 240 mm de diâmetro e ABS
Freio traseiro Disco de 240 mm de diâmetro e ABS
Pneus 100/80-16 (D) e 120/80-16 (T)
Dimensões: 2.026 mm de comprimento, 740 mm de largura, 1.158 mm de altura; 
Distância entre-eixos: 1.340 mm
Distância mínima do solo: 146 mm
Altura do assento: 799 mm
Peso a seco: 129 kg
Capacidade do Tanque: 7,5 litros
Cores: Azul claro perolizado, azul marinho perolizado e prata fosco

OUTRAS NOTÍCIAS

A Honda introduz no país novo modelo compacto urbano com freios ABS, chave tipo smart key e rodas aro 16 A fabricante japonesa Honda amplia sua linha de motocicletas compactas urbana...