NOTÍCIAS

19/05/2017 - 09:49

Maio Amarelo: Veja as 10 principais causas de acidentes

Começou mais um ano de mobilização e conscientização para a segurança no trânsito com a realização da campanha internacional Maio Amarelo, que tem como objetivo difundir boas práticas no trânsito, assim como atuar no estímulo de políticas públicas e ações de educação e práticas para aumentar as condições de segurança de todos que utilizam e fazem parte da complexidade do sistema viário no mundo, sejam como motociclistasmotoristas e pedestres

Não é nenhum tipo segredo, afinal a segurança no trânsito é uma questão fundamental e faz parte do cotidiano das pessoas. Quando alguém sai de casa para cumprir um compromisso, utilizando qualquer modal de transporte, ou mesmo se estiver a pé, jamais pensa ser vítima de um acidente de trânsito. Pois é, mas eles acontecem em número expressivo nas vias e rodovias do país. Não adotar comportamentos que ponham em risco a sua vida, a de outros motoristas, de passageiros e de pedestres deve ser meta de cada um. 

Tanto quanto isso, porém, alguns outros fatores interferem na condução segura. A manutenção do veículo e as condições das vias influenciam a ocorrência de acidentes. Desse modo, é possível concluir que eles derivam de três fatores: humano, veicular e vias

Firme em seu propósito de contribuir para a redução de ocorrências de trânsito, o ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária) alerta para as 10 principais causas de acidentes no trânsito brasileiro. 

FATOR HUMANO

• Excesso de velocidade.

• Beber e dirigir.

• Combinação celular/direção.

• Não usar setas que indicam as intenções de manobras.

• Não guardar distância do veículo que vai à frente. 

FATOR VEICULAR

• Deixar de fazer a manutenção regular no veículo (com atenção especial aos pneus, freios, faróis, lâmpadas, luzes, limpadores de para-brisa, vela, filtros, correia dentada, radiador, sistema elétrico e combustível). 

FATOR VIAS                                                              

• O estado de conservação.

• As condições da sinalização.

• A falta de acostamento.

• A falta de passarelas. 

O Movimento Maio Amarelo foi idealizado e lançado no Brasil em 2014 pelo Observatório Nacional de Segurança Viária e entregue à sociedade como uma ação multissetorial, com o objetivo de conscientizar e mobilizar o cidadão para que assuma comportamentos mais seguros no trânsito e mude o cenário de violência, que mata e sequela milhões em todo o mundo, praticando o trânsito mais humano.

A proposta do Maio Amarelo é colocar em pauta, de forma permanente, o tema trânsito para sociedade, destacando que o trânsito deve ser seguro, em todas as situações para todos; incentivando a participação da população, empresas, governos e entidades sociais, no trabalho de conscientização e prevenção de acidentes.

No seu quarto ano de existência, o Maio Amarelo já está presente em dezenas de países de cinco continentes e a mobilização cresce de forma exponencial. Só no último ano, o número de entidades apoiadoras passou de 800. Então, vamos todos abraçar essa causa! Visite o site maioamarelo.com.

 

OUTRAS NOTÍCIAS